21 agosto 2012

Projeção Alpha II


UMA VISÃO MÉDICA SOBRE VIAGENS ASTRAIS

(Entrevista Publicada na Edição Especial de Viagem Astral da Revista Cristã de Espiritismo)  “Nesta entrevista, o Dr. Luiz Otávio Zahar fala como a classe médica e científica, em geral, encara a questão da saída fora do corpo. - Por Érika Silveira e Victor Rebelo –

- Segundo a visão médica em geral, a projeção astral é considerada algum tipo de alteração cerebral?
Não existe um consenso a respeito das viagens astrais emitido pelas entidades médicas. Cada pesquisador elabora as suas conclusões, e estas, têm que ser discutidas e pesquisadas. Infelizmente, as projeções astrais não recebem a atenção necessária ao seu desenvolvimento nos meios científicos.
A explicação mais comum é a de que se trata de um fenômeno alucinatório causado por um mau funcionamento do cérebro, por hipóxia ou pelo efeito de drogas.

- O que acontece com o cérebro e com o corpo no momento da projeção?
As projeções astrais acontecem nas fases de sono profundo sem sonhos, quando o cérebro emite ondas Teta e Delta. Descobriu-se que a atividade cerebral produz faixas específicas para certos estados de consciência básicos, medidos em ´Hz´ (Hertz, ou ciclos/ vibrações por segundo): Delta 0,2-3,5 Hz (sono profundo, estado de transe); Teta 3,5-7,5 Hz (sonho diurno, memória); Alfa 7,5-13 Hz (tranqüilidade, consciência aumentada, meditação) e Beta 13-28 Hz (vigília, tensão, consciência “normal”).

- O que seria o estado Alfa da mente?
Um estado mental em que predominam as ondas Alfa no cérebro. No exato momento em que estamos em vigília, nosso cérebro emite ao eletroencefalograma, grande quantidade de ondas Beta (cerca de 21 ciclos por segundo), à medida que relaxamos, meditamos, ou simplesmente dormimos, os nossos padrões de ondas mentais vão caindo paulatinamente. As ondas Alfa se caracterizam por ficarem numa faixa de 7 a 14 ciclos por segundo. A entrada neste estado mental coincide com um maior relaxamento e bem-estar. Métodos de relaxamento consciente, meditação, biofeedback, Yoga, respiração holotrópica, entre outros, permitem que entremos neste estado de forma consciente. O corpo recebe todos os benefícios de um sono reparador, sem realmente precisar dormir para tanto.

- Como classificaria a projeção astral, um fenômeno da mente ou do espírito?
Não gosto desta separação, prefiro classificar a projeção astral como uma das capacidades humanas, estando a mente e o espírito nela integrados de forma indissociável.

- É possível durante a meditação ocorrer uma projeção astral?
Sim, embora este não seja em princípio o objetivo da meditação.

- Como estão atualmente as pesquisas a respeito da projeção?
As pesquisas científicas demandam tempo e dinheiro. Infelizmente, num mundo que tem entre as empresas mais lucrativas das superpotências, as fábricas de armamentos, não existe lugar para pesquisas da consciência. Ainda existe um longo caminho a ser percorrido no despertar consciencial humano. Esperamos que aconteça a tempo e a ação predatória do homem sobre a Terra seja interrompida o mais breve possível.

- Acredita que em breve a ciência aceitará a projeção astral como uma característica espiritual também?
Acho que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas já evoluímos muito. Há 30 anos, se alguém dissesse que havia saído do corpo e percorrido longas distâncias em seu corpo espiritual, seria classificado como louco e encaminhado para tratamento. Hoje, o tema é debatido livremente. As livrarias estão abarrotadas de livros sobre o assunto, e mesmo no meio científico já existe quem queira desenvolver pesquisas sobre as projeções em bases científicas. Em nossa lista de discussão sobre as viagens astrais na internet, existem médicos de diversas especialidades e até psiquiatras.

Fonte: http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3664:uma-visao-medica-sobre-as-projecoes-astrais&catid=52:luizotaviozahar&Itemid=164
(Extraído da Revista Cristã de Espiritismo – Edição Especial nº 7 - Viagem Astral – páginas 38-40).
- Nota de Wagner Borges: Luiz Otávio Zahar é um dos maiores pesquisadores das experiências fora do corpo do país. É médico há 23 anos, com especialização em medicina do trabalho, homeopatia, acupuntura e urologia. Mestrando em saúde ocupacional. Formação em hipnologia médica e PNL. Nos anos 70 e 80 praticou hatha e raja yoga, além de fazer o curso de Meditação Transcendental®. Criou, em 1999, a lista de discussão pela internet VIAGEM-ASTRAL (http://br.groups.yahoo.com/group/viagemastral/), que conta atualmente com 675 membros. Teve sua primeira projeção espontânea aos 15 anos, e desde então vem estudando e pesquisando as experiências fora do corpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...